25 de janeiro de 2008

Eu vou te contar um segredo

Aparentemente tudo está como deveria estar. Aparentemente o olhar alheio não percebe as mensagens sublineares que meus gestos e piscadelas querem evidenciar. Aparentemente eu ainda mantenho o sorriso esticado e a espinha ereta frente a tarefas inglórias como ouvir uma piada mal digerida (que aflige) vinda de uma amigo querido ou lidar com a ineficiência generalizada acerca dos pensamentos maternos.
E fora o expurgo nesse blog  - altamente suspeito - , tudo deverá permanecer como está, aparentemente.
 
É quase cármica essa minha vocação tolerante. Por que?
Porque sou assim, assaz romântico, educado, polido e preocupado. Porque uso adjetivos demais na tentativa de melhor definir o que há de ser definido. Porque compreendo demais e quase num relance de entrega - arrisco-me a dizer: singeleza - ofereço a outra face.
 
Assim, parece que o heterônimo cai como uma luva. Mas na verdade não sugere o vilão que está adormecido desde terna infância. O vilão que como Fernanda Young muito bem descreveu num bate papo anos atrás, tem pensamentos "indevidos". Pensamentos e desejos catárticos onde não tolerar, não se importar, não cativar, não amar, circulam livremente e vagueiam no âmago.
E devo confessar, assim bem baixinho, que em momentos de dor abissal, quando tudo parece perdido e inverossímil, eles se fecundam e multiplicam-se na vã tentativa de sair do imaginário saudável, saltando aos olhos.
 
Longe do utópico, voltando a realidade fantástica que é estar nessa fase balzaquiana, eu desejo mudar. I need to change, but how can I change?  
Será preciso uma paixão arrebatadora como a de Luísa por Basílio?
Será preciso uma revolução nacional, a qual me desperte interesse, para me jogar às ruas com afinco entre as balas da oposição contra a situação?
Será preciso fugir desse meio manchado de carmim, das pequenas alegrias?
 
Será preciso tolerar por mais algum tempo?
Suportar o inverno e manter os segredos?

5 comentários:

Anônimo disse...

Minha analista me deu a liberdade de fazer o que eu tenho vontade.
Eu segui.
Péssimo conselho, hahahhahahha...

Anônimo disse...

Mário, vc pode mudar o endereço do meu blog? Não tenho como direcioná-lo. Um beijo!

www.marinaw.com.br

Anônimo disse...

ah como conversamos hj resolvi checar se tu ainda tinha o blog e tem! e continua delicioso de ler... enfim I have to change as well

Anônimo disse...

ah como conversamos hj resolvi checar se tu ainda tinha o blog e tem! e continua delicioso de ler... enfim I have to change as well

Denise S. disse...

As mudanças vêm, são inevitáveis. Mas os momentos que as precedem são sempre meio angustiantes.